top of page
O que fazemos

Saiba mais sobre os serviços oferecidos por nossa entidade, aos portadores de câncer e abrace a nossa causa!

Assistência Social

O objetivo principal de nossa entidade é criar condições para os nossos usuários enfrentarem a doença de forma saudável. O fortalecimento de vínculos auxilia no processo de "pertencimento", fazendo com que o usuário se sinta alguém produtivo e realizado, auxiliando em sua socialização e convivência em sociedade. 

A VOLACC atende pessoas portadoras de neoplasias malignas e patologias hematológicas e suas famílias, tendo como primeiro atendimento o acolhimento do Serviço Social, através da escuta e da visita domiciliar, onde são identificadas as necessidades de orientações, intervenções, encaminhamentos e um trabalho de fortalecimento de vínculos dessas famílias. As pessoas que procuram a organização geralmente passam por situações de vulnerabilidade social e financeira, necessitando muitas vezes de um auxilio imediato, Algumas outras famílias nos procuram para entender um pouco mais da doença e buscam apoio emocional, pois o câncer é uma doença que atinge toda família, emocionalmente, financeiramente e psicologicamente.

Fortalecimento de vínculos

Para dar o apoio necessário às famílias a Volacc oferece alguns serviços como:

Grupo de convivência

Para assegurar um espaço de convívio grupal, as rodas de conversa desenvolvem relações de afetividade, solidariedade, convivência familiar e comunitária. É um espaço para promover o processo de valorização, onde consideramos as questões vivenciadas no momento. É uma oportunidade de compartilhar experiências, inseguranças, medos e dúvidas, favorecendo aprendizado e engajamento no processo de resolução de problemas. 

WhatsApp Image 2020-02-17 at 10.09.40 AM
WhatsApp%20Image%202020-02-17%20at%2010.
Oficinas de geração de renda

Trabalhar nas oficinas de geração de renda estimula as habilidades e criatividade dos assistidos e suas famílias contribuindo para uma autonomia financeira. Atualmente está em funcionamento a nossa oficina de pães, que já formou uma turma no final do ano passado.

Aulas de Dança

O objetivo dessas aulas é fortalecer a autoestima através da dança,  promovendo benefícios à saúde física e mental, contribuindo na prevenção e auxiliando no tratamento psicológico de nossos usuários. A dança auxilia no controle da ansiedade, queima calorias e fortalece o vínculo entre os usuários.

WhatsApp Image 2020-02-17 at 10.08.26 AM
Serviços Oferecidos ao assistido

Após o acolhimento, a assistente social pode solicitar alguns serviços emergenciais, visando atender necessidades urgentes de conforto para o usuário. São eles:

5.png

Nos casos em que o medicamento não é fornecido pelos órgãos públicos, a VOLACC providencia a medicação para os usuários que não podem pagar.

3.png

Caso o usuário necessite de atendimento em sua residência, oferecemos o serviço de  enfermagem para realizar procedimentos específicos em usuários.

7.png

Devido ao processo de quimioterapia, pode haver necessidade de dietas especiais balanceadas e suplementos.

A VOLACC oferece esses produtos para atender às necessidades dos usuários que não têm condições financeiras de atender à dieta.

1 (2).png

Geralmente, após procedimentos cirúrgicos como a mastectomia (retirada da mama), é necessário passar por sessões de fisioterapia para recuperação dos movimentos. Oferecemos esse serviço aos usuários que não tenham condição de pagar e necessitem do procedimento para sua recuperação.

8.png

Algumas pessoas podem se encontrar acamadas ou imobilizadas devido à cirurgia ou em função do tratamento.

Emprestamos cadeiras de rodas, bengalas, andadores, cadeiras de banho e outros itens de conforto, para que o paciente atravesse esse período de forma mais confortável.

4.png

Durante o tratamento, o usuário e sua família contam com apoio psicológico para lidar com a doença e o processo de cura. Esse apoio objetiva principalmente manter a auto estima e a vitalidade, além de fortalecer vínculos familiares.

6.png

Alguns usuários têm dificuldade de fazer valer seus direitos, havendo a necessidade da intervenção judicial. Através de uma parceria com a OAB garantimos assistência aos usuários que necessitam de orientação jurídica.

bottom of page